| Estrela Mariene de Castro abrirá caminho para o samba no Edésio Santos | |
“Salve os Santos dessa casa Juazeiro e diga a mãe das águas daí que estou chegando!” O encerramento do Festival Nacional Edésio Santos da Canção/FENESC, no próximo sábado (26), será marcado pelo brilho da estrela Mariene de Castro, a nova diva do samba. Uma cantora de voz firme e singular que durante turnê na França, no ano de 1996, foi aclamada pela crítica especializada e chegou a ser comparada a Edith Piaf, famosa cantora francesa. Com dois discos gravados, “Abre Caminho” (2006) e “Santo de Casa – Ao Vivo” (2010), Mariene tem no currículo dois dos principais prêmios da música brasileira, o Braskem (2004) e o TIM (2005), além de uma carreira alimentada pela latente paixão da artista por suas raízes. Atualmente a cantora é uma das mais respeitada vozes do samba, sendo requisitada para parceria com alguns dos maiores nomes do gênero no Brasil. Mariene está ansiosa para apresentar-se pela primeira vez em Juazeiro como artista principal (já esteve antes acompanhando a Timbalada como backing vocal) e presenteará a cidade com o aclamado show do último álbum, “Santo de Casa – Ao Vivo”. Um espetáculo único, no qual o público terá a oportunidade de fazer um verdadeiro passeio musical pela cultura popular brasileira: do samba de roda, marujada e ternos de reis ao ijexá, coco e maracatu. É a tradição, o gingado, a poesia, a religiosidade e o encanto de Mariene de Castro chegando para iluminar o maior evento musical do Vale do São Francisco. 1 – O fato de ter nascido na Bahia, considerada o berço do samba, influenciou em que sentido nessa sua trajetória de afirmação no mais brasileiro dos ritmos? Trago no meu sangue e no meu coração o sentimento, a consciência de quem nasceu nesta terra. Que traz a história dos negros com muita força e axé. Sou nascida e criada em Salvador e desde pequena vejo e ouço o samba de roda, as manifestações populares, as festas populares, tudo isso me fez ser a artista que hoje sou. Além de meu coração bater forte com o som das sambadeiras e rezadeiras, dos atabaques e dos alabês. Tudo isso me emociona muito. “Venha ver como é lindo uma preta na roda toda se bulindo, pano da costa do ouro cobrindo o colar”. (Roque Ferreira). 2 – Alguma voz feminina, em especial, encantou-lhe ao ponto de você querer se tornar essa grande cantora que hoje é? A voz feminina que primeiro me impressionou e me encantou foi a de minha avó! Ela cantava de maneira linda e me fez conhecer ainda bem pequena, Dalva de Oliveira. De lá pra cá outras vozes femininas me emocionaram, como Bethânia, Elis, Marisa e Dona Zezé (rezadeira da igreja do Rosário dos Pretos). 3 – Nos seus dois últimos trabalhos (“Abre Caminho” e “Santo de Casa - Ao Vivo”) há uma forte evidência do samba de roda e dos cantos da religiosidade afro-brasileira. O próximo trabalho continuará nesse caminho ou haverá outras surpresas? Ainda não sei, mas essa influência é muito forte na minha vida e estará presente em tudo o que eu fizer porque faz parte de mim. 4 – Até os dias atuais consagrados sambistas cariocas continuam fazendo sucesso gravando trabalhos de compositores baianos, no entanto, na Bahia o samba permanece sem a mesma evidência dos outros estilos musicais aqui produzidos. Como Mariene enxerga esse cenário? 5 – Apesar disso a juventude baiana parece cada vez mais se reaproximar do samba, não é mesmo? Verdade. E isso vem ocorrendo nesses últimos 10 anos. Lembro que quando comecei as pessoas ainda não se identificavam tanto e hoje elas sambam com a consciência de que nós somos isso. O samba miúdo, a saia rodada, os braceletes... é a alma do povo que parece que está novamente ficando à mostra. Vejo nos meus shows desde crianças a senhores e meu fã clube é composto por adolescentes estudantes. Certa vez o Roque (Ferreira, compositor baiano) me disse: “Aqui na Bahia as jovens não querem cantar samba, a única menina nova que canta samba aqui é você, todo muito quer ser pop ou axé”. Hoje vejo grupos formados por jovens e isso já é um bom sinal. 6 – Este será o seu primeiro show em Juazeiro e o mesmo acontecerá num espaço cujo nome homenageia João Gilberto, que em junho completará 80 anos de vida e de genialidade. Que referência a artista Mariene de Castro tem desta terra e do seu mais ilustre filho? Ave Maria! Melhor do que o silêncio só João... como diz Caetano. Eu amo João Gilberto, sou fã, sempre o escutei e aprendi muito com seu jeito único de cantar. Outros homens me inspiram muito, assim como Caymmi e Luiz Gonzaga, estas são as minhas maiores referências. Quanto a Juazeiro, lembro que estive aí quando fazia backing vocal (na Timbalada). Lembro do Vaporzinho, de ter atravessado de barca o São Francisco e foi uma emoção e tanto! 7 – O Festival Nacional Edésio Santos da Canção está homenageando o samba e brindando o público com o show da mais representativa sambista da atualidade. O que o público pode esperar dessa sua aguardada apresentação? Meu coração, a história desse povo moreno, o sacudir das cadeiras, o nosso samba de roda, a cultura popular nas canções desses baianos que fazem com muita categoria a história da musica popular baiana. Vou cantar o repertório do “Santo de Casa” e espero que o povo dessa casa esteja de coração aberto e com os pés descalços para sentir com emoção a energia do samba. Um forte abraço. Com carinho e axé! Mariene de Castro. Fonte: SEIASC |
sexta-feira, 25 de março de 2011
Uma estrela no palco da cultura
Nova loja, novos empregos.
| Prefeito de Juazeiro recebe diretores das Lojas Americanas hoje (25) | |
Dentro da política de atração de novos investidores da Prefeitura de Juazeiro, será inaugurada no próximo dia 30 mais uma filial das Lojas Americanas, que ficará na Avenida Raul Alves. O prefeito Isaac Carvalho, recebe os diretores da empresa nesta sexta-feira (25), às 11h, no Paço Municipal. A vinda das Lojas Americanas vai gerar mais de 50 empregos diretos e indiretos e ainda terá uma área de venda de 1100 metros e mais 500 de área de estoque. Ressalte-se que todos os contratados são de Juazeiro. Para o Gerente Distrital, Jean Mário Silva, a empresa espera colaborar com o desenvolvimento da cidade bem como atender a população de Juazeiro e região. “Esperamos atender as expectativas do consumidor, com um bom atendimento. Além disso, por em prática o nosso slogan: grandes marcas, preços baixos todos os dias”, concluiu. Fonte: Ascom/PMJ |
Atenção aos jovens !!
| Abertas as inscrições para o PROJOVEM Adolescente em Juazeiro | |
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), informa que estão abertas as inscrições para o PROJOVEM Adolescente. O programa atenderá com serviços sócio-educativos adolescentes e jovens de 15 a 17 anos beneficiários do Bolsa Família e tem como principal objetivo estimular a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. No município funcionam 12 núcleos do PROJOVEM Adolescente distribuídos na sede e nos distritos: Tabuleiro; Itaberaba; João Paulo II; Malhada da Areia; Quidé; Alto do Cruzeiro; Pedro Raimundo e São Geraldo; Carnaíba do Sertão; Mandacaru; Maniçoba e Itamotinga. Ao todo são 31 coletivos e um número de 952 jovens inscritos. Para a gerente de atenção básica da SEIASC, Leuza Lane Ferreira, como a atual gestão vem atendendo a todos os critérios exigidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em breve Juazeiro poderá ampliar esses números. “Queremos atingir 60 coletivos para atender a um total de 1800 jovens. E podemos alcançar essa meta porque a Prefeitura tem dado a sua contrapartida e estamos nos esforçando nesse sentido”, ressaltou a gerente. As inscrições podem ser efetuadas nos núcleos do PROVEM e nas unidades dos CRAS dos bairros Tabuleiro, Itaberaba, João Paulo II, Malhada da Areia e Quidé, como também na SEIASC. A aula inaugural acontecerá no dia 30, no Clube dos Sargentos do bairro Dom José Rodrigues. Mais informações pelos telefones: (74) 3612 3050 - 3066 3075, das 08 às 17 horas. Fonte:SEIASC |
Juazeiro rumo à Brasília
| Prefeito de Juazeiro viaja a Brasília para evento com a presidenta Dilma | |
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, viaja nesta quarta-feira (23) para Brasília onde terá vasta agenda pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), Turismo e Educação. Na quinta-feira (24), o prefeito Isaac, acompanhado do secretário de Educação e Esportes Plínio Amorim, participa de solenidade no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Roussef, às 10h, quando será assinado Termos de Compromissos para construção de 718 novas unidades de Educação Infantil em todo o país, entre elas as 10 creches e 15 quadras cobertas que serão instaladas em Juazeiro. Os projetos apresentados por Juazeiro foram aprovados na sua maioria, fazendo com que a cidade seja uma das que mais receberam recursos para creches e quadras. No Ministério do Meio Ambiente as pautas são os projetos para implantação de Parques Fluviais e projetos de Convivência com o Semiárido. Já no Ministério do Turismo, a qualificação do centro de Juazeiro e projetos de desenvolvimentos turísticos para a cidade e região serão os temas do encontro. Fonte: Ascom/PMJ |
Assinar:
Postagens (Atom)
