sexta-feira, 25 de março de 2011

Uma estrela no palco da cultura

Estrela Mariene de Castro abrirá caminho para o samba no Edésio Santos

“Salve os Santos dessa casa Juazeiro e diga a mãe das águas daí que estou chegando!”

O encerramento do Festival Nacional Edésio Santos da Canção/FENESC, no próximo sábado (26), será marcado pelo brilho da estrela Mariene de Castro, a nova diva do samba. Uma cantora de voz firme e singular que durante turnê na França, no ano de 1996, foi aclamada pela crítica especializada e chegou a ser comparada a Edith Piaf, famosa cantora francesa.

Com dois discos gravados, “Abre Caminho” (2006) e “Santo de Casa – Ao Vivo” (2010), Mariene tem no currículo dois dos principais prêmios da música brasileira, o Braskem (2004) e o TIM (2005), além de uma carreira alimentada pela latente paixão da artista por suas raízes. Atualmente a cantora é uma das mais respeitada vozes do samba, sendo requisitada para parceria com alguns dos maiores nomes do gênero no Brasil.

Mariene está ansiosa para apresentar-se pela primeira vez em Juazeiro como artista principal (já esteve antes acompanhando a Timbalada como backing vocal) e presenteará a cidade com o aclamado show do último álbum, “Santo de Casa – Ao Vivo”.

Um espetáculo único, no qual o público terá a oportunidade de fazer um verdadeiro passeio musical pela cultura popular brasileira: do samba de roda, marujada e ternos de reis ao ijexá, coco e maracatu. É a tradição, o gingado, a poesia, a religiosidade e o encanto de Mariene de Castro chegando para iluminar o maior evento musical do Vale do São Francisco.


1 – O fato de ter nascido na Bahia, considerada o berço do samba, influenciou em que sentido nessa sua trajetória de afirmação no mais brasileiro dos ritmos?

Trago no meu sangue e no meu coração o sentimento, a consciência de quem nasceu nesta terra. Que traz a história dos negros com muita força e axé. Sou nascida e criada em Salvador e desde pequena vejo e ouço o samba de roda, as manifestações populares, as festas populares, tudo isso me fez ser a artista que hoje sou. Além de meu coração bater forte com o som das sambadeiras e rezadeiras, dos atabaques e dos alabês. Tudo isso me emociona muito. “Venha ver como é lindo uma preta na roda toda se bulindo, pano da costa do ouro cobrindo o colar”. (Roque Ferreira).

2 – Alguma voz feminina, em especial, encantou-lhe ao ponto de você querer se tornar essa grande cantora que hoje é?

A voz feminina que primeiro me impressionou e me encantou foi a de minha avó! Ela cantava de maneira linda e me fez conhecer ainda bem pequena, Dalva de Oliveira. De lá pra cá outras vozes femininas me emocionaram, como Bethânia, Elis, Marisa e Dona Zezé (rezadeira da igreja do Rosário dos Pretos).

3 – Nos seus dois últimos trabalhos (“Abre Caminho” e “Santo de Casa - Ao Vivo”) há uma forte evidência do samba de roda e dos cantos da religiosidade afro-brasileira. O próximo trabalho continuará nesse caminho ou haverá outras surpresas?

Ainda não sei, mas essa influência é muito forte na minha vida e estará presente em tudo o que eu fizer porque faz parte de mim.

4 – Até os dias atuais consagrados sambistas cariocas continuam fazendo sucesso gravando trabalhos de compositores baianos, no entanto, na Bahia o samba permanece sem a mesma evidência dos outros estilos musicais aqui produzidos. Como Mariene enxerga esse cenário?
Sinto pelo samba na Bahia ainda não ter o mesmo tratamento e reconhecimento que tem no Rio. Como exemplo, temos o carnaval que não é feito pelo samba aqui e lá é a pérola mais nobre da festa.


5 – Apesar disso a juventude baiana parece cada vez mais se reaproximar do samba, não é mesmo?

Verdade. E isso vem ocorrendo nesses últimos 10 anos. Lembro que quando comecei as pessoas ainda não se identificavam tanto e hoje elas sambam com a consciência de que nós somos isso. O samba miúdo, a saia rodada, os braceletes... é a alma do povo que parece que está novamente ficando à mostra. Vejo nos meus shows desde crianças a senhores e meu fã clube é composto por adolescentes estudantes. Certa vez o Roque (Ferreira, compositor baiano) me disse: “Aqui na Bahia as jovens não querem cantar samba, a única menina nova que canta samba aqui é você, todo muito quer ser pop ou axé”. Hoje vejo grupos formados por jovens e isso já é um bom sinal.

6 – Este será o seu primeiro show em Juazeiro e o mesmo acontecerá num espaço cujo nome homenageia João Gilberto, que em junho completará 80 anos de vida e de genialidade. Que referência a artista Mariene de Castro tem desta terra e do seu mais ilustre filho?

Ave Maria! Melhor do que o silêncio só João... como diz Caetano. Eu amo João Gilberto, sou fã, sempre o escutei e aprendi muito com seu jeito único de cantar. Outros homens me inspiram muito, assim como Caymmi e Luiz Gonzaga, estas são as minhas maiores referências. Quanto a Juazeiro, lembro que estive aí quando fazia backing vocal (na Timbalada). Lembro do Vaporzinho, de ter atravessado de barca o São Francisco e foi uma emoção e tanto!

7 – O Festival Nacional Edésio Santos da Canção está homenageando o samba e brindando o público com o show da mais representativa sambista da atualidade. O que o público pode esperar dessa sua aguardada apresentação?

Meu coração, a história desse povo moreno, o sacudir das cadeiras, o nosso samba de roda, a cultura popular nas canções desses baianos que fazem com muita categoria a história da musica popular baiana. Vou cantar o repertório do “Santo de Casa” e espero que o povo dessa casa esteja de coração aberto e com os pés descalços para sentir com emoção a energia do samba.

Um forte abraço. Com carinho e axé!
Mariene de Castro.

Fonte: SEIASC


Nova loja, novos empregos.

Prefeito de Juazeiro recebe diretores das Lojas Americanas hoje (25)

Dentro da política de atração de novos investidores da Prefeitura de Juazeiro, será inaugurada no próximo dia 30 mais uma filial das Lojas Americanas, que ficará na Avenida Raul Alves. O prefeito Isaac Carvalho, recebe os diretores da empresa nesta sexta-feira (25), às 11h, no Paço Municipal.

A vinda das Lojas Americanas vai gerar mais de 50 empregos diretos e indiretos e ainda terá uma área de venda de 1100 metros e mais 500 de área de estoque. Ressalte-se que todos os contratados são de Juazeiro. Para o Gerente Distrital, Jean Mário Silva, a empresa espera colaborar com o desenvolvimento da cidade bem como atender a população de Juazeiro e região. “Esperamos atender as expectativas do consumidor, com um bom atendimento. Além disso, por em prática o nosso slogan: grandes marcas, preços baixos todos os dias”, concluiu.

Fonte: Ascom/PMJ

Atenção aos jovens !!

Abertas as inscrições para o PROJOVEM Adolescente em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), informa que estão abertas as inscrições para o PROJOVEM Adolescente. O programa atenderá com serviços sócio-educativos adolescentes e jovens de 15 a 17 anos beneficiários do Bolsa Família e tem como principal objetivo estimular a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

No município funcionam 12 núcleos do PROJOVEM Adolescente distribuídos na sede e nos distritos: Tabuleiro; Itaberaba; João Paulo II; Malhada da Areia; Quidé; Alto do Cruzeiro; Pedro Raimundo e São Geraldo; Carnaíba do Sertão; Mandacaru; Maniçoba e Itamotinga. Ao todo são 31 coletivos e um número de 952 jovens inscritos.

Para a gerente de atenção básica da SEIASC, Leuza Lane Ferreira, como a atual gestão vem atendendo a todos os critérios exigidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em breve Juazeiro poderá ampliar esses números. “Queremos atingir 60 coletivos para atender a um total de 1800 jovens. E podemos alcançar essa meta porque a Prefeitura tem dado a sua contrapartida e estamos nos esforçando nesse sentido”, ressaltou a gerente.

As inscrições podem ser efetuadas nos núcleos do PROVEM e nas unidades dos CRAS dos bairros Tabuleiro, Itaberaba, João Paulo II, Malhada da Areia e Quidé, como também na SEIASC. A aula inaugural acontecerá no dia 30, no Clube dos Sargentos do bairro Dom José Rodrigues. Mais informações pelos telefones: (74) 3612 3050 - 3066 3075, das 08 às 17 horas.


Fonte:SEIASC

 

Juazeiro rumo à Brasília

Prefeito de Juazeiro viaja a Brasília para evento com a presidenta Dilma

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, viaja nesta quarta-feira (23) para Brasília onde terá vasta agenda pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), Turismo e Educação. Na quinta-feira (24), o prefeito Isaac, acompanhado do secretário de Educação e Esportes Plínio Amorim, participa de solenidade no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Roussef, às 10h, quando será assinado Termos de Compromissos para construção de 718 novas unidades de Educação Infantil em todo o país, entre elas as 10 creches e 15 quadras cobertas que serão instaladas em Juazeiro.


Os projetos apresentados por Juazeiro foram aprovados na sua maioria, fazendo com que a cidade seja uma das que mais receberam recursos para creches e quadras.

No Ministério do Meio Ambiente as pautas são os projetos para implantação de Parques Fluviais e projetos de Convivência com o Semiárido. Já no Ministério do Turismo, a qualificação do centro de Juazeiro e projetos de desenvolvimentos turísticos para a cidade e região serão os temas do encontro. 
 
Fonte: Ascom/PMJ