quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia 28 de Abril é dia...

Da educação, caatinga e também é o dia nacional da sogra.

Cobre sempre por uma boa educação, valorize-a. Educação de verdade, é um direito de todos.

 
Caatinga (do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos.Preserve o meio ambiente!

E existe todo stipo de sogra, das boas às pessimas.Torçam para ter um boa sogra.



terça-feira, 26 de abril de 2011

MEC aumenta prazo para estudantes usarem bolsas do ProUni

O Ministério da Educação aumentou o prazo para estudantes usarem bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” nesta segunda-feira (25). Segundo o texto, o prazo passa de uma vez e meia a duração do curso para duas vezes a duração do curso.O aluno de um curso de quatro anos que conseguir a bolsa logo no início da faculdade, por exemplo, terá oito anos para terminar os estudos.
De acordo com a portaria, no caso de bolsa concedida para curso na qual o estudante beneficiário já estiver matriculado, será deduzido do prazo o período cursado antes da concessão da bolsa.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola. Desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2010, o programa atendeu 748 mil estudantes, segundo o MEC.
 
Fonte: G1

Uneb inscreve projetos de grupos de pesquisa na Bahia


A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas até 2 de maio para o Programa de Fortalecimento dos Grupos de Pesquisa, Atração, Interiorização e Fixação de Pesquisadores (Proforte) da universidade.


O programa, que atende a todos os campus da Uneb, vai contemplar 24 projetos de grupos de pesquisa registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O investimento total disponibilizado pela PPG é de R$ 400 mil, sendo que 70% desse montante visa beneficiar projetos dos campus do interior.
Os grupos de pesquisa interessados, devem enviar o formulário e os documentos exigidos para seleção pelos Correios (via Sedex), com postagem até o dia 2 de maio. O resultado da seleção, deve ser divulgado até o dia 12 de maio. O prazo máximo para execução dos projetos é de 12 meses, a partir da data de repasse da primeira parcela dos recursos.
A PPG já beneficiou 58 projetos por meio do Proforte, criado em 2007.

Fonte: G1

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Receita para semana santa

Segundo a tradição, na semana santa nós não podemos comer a carne de boi, porque estaríamos comendo a carne de Jesus, e isso é contra as normas a igreja, por isso procuramos outras receitas para fazermos quando vem essa data comemorativa, e que sempre dão certo.
O peixe é o cardápio, veja uma receita básica e bem simples e muito saborosa  e delicie a sua família.
Ingredientes:
2 postas de bacalhau de 300g cada já tirado o sal sem espinhas e pele desfiadas ainda cruas
2 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho amassados
2 cebolas médias picadinhas
3 tomates sem casca e sem sementes
2 colheres de sopa de molho inglês
4 colheres de sopa de catchup
2 colheres de mostarda em pasta
1 ½ xícara de chá de champignons pequenos ou grandes cortados ao meio
½ xícara de vinho branco seco
1 xícara de creme de leite fresco
salsinha picada a gosto
pimenta calabresa seca a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela quente, misture o azeite, o alho a cebola e mexa até dourar levemente. Acrescente o acrescente o tomate picado, o catchup, o molho inglês, a pimenta e os champignons e o vinho. Deixe cozinhar em fogo brando, por cerca de 10 minutos, até que você tenha um creme com uma espessura grossa. Coloque o bacalhau na mistura e deixe cozinhar por mais 10 minutos, para que amacie o bacalhau. Coloque daí o creme de leite, mexa e coloquei numa travessa funda, para decorar, polvilhe salsinha sobre o prato.



Bullying como crime

Promotores da Infância e Juventude de São Paulo querem que o bullying seja considerado crime. Um anteprojeto de lei elaborado pelo grupo prevê pena mínima de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Se a prática for violenta, grave, reiterada e cometida por adolescente, o autor poderá ser internado na Fundação Casa, a antiga Febem.
A proposta prevê que poderá ser penalizada a pessoa que expuser alguém, de forma voluntária e mais de uma vez, a constrangimento público, escárnio ou qualquer forma de degradação física ou moral, sem motivação evidente estabelecendo relação desigual de poder. Estão previstos casos em que a pena pode ser ampliada, como quando é utilizado meio eletrônico ou qualquer mídia (cyberbullying). “Hoje, como não há tipificação legal específica, os casos que chegam são enquadrados geralmente como injúria ou lesão corporal”, explica promotor Mario Augusto Bruno Neto, secretário executivo da promotoria.Como o bullying e o cyberbullying são praticados na imensa maioria dos casos por crianças e adolescentes, os promotores vão precisar adaptar a tipificação penal dessas práticas ao que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 O anteprojeto será submetido, no dia 6 de maio, a aprovação na promotoria e, depois, encaminhado ao procurador-geral do Ministério Público (MP), Fernando Grella Vieira, que deverá enviar o texto a um deputado para que o documento seja encaminhado ao Congresso. Antes disso, porém, a proposta será divulgada no site do MP para consulta pública. “Queremos que a população envie sugestões para que possamos aperfeiçoá-la”, explica o promotor Bruno Neto.A educadora Madalena Guasco Peixoto, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), considera a proposta exagerada. “Essa questão não se resolve criminalizando, e para casos graves já existe o crime de lesão corporal”, opina. “As escolas precisam assumir a responsabilidade e, se tiver de haver punição, que seja aplicada pelos estabelecimentos de ensino”, defende. “O problema é que as escolas estão sendo omissas”, rebate o promotor Thales Cezar de Oliveira, que também assina o anteprojeto de lei.
Fonte: Jornal da Tarde

Certamente é um bom começo criminalizar essa atitude, quem sabe assim por medo de cometer o bullying (já como crime), as pessoas passam a respeitar o próximo? Ou pelo menos, a lei.

Felinos

Zoológico na Sérvia apresenta filhotes raros de leão branco

Felinos fazem parte de uma subespécie do leão africano.
Quatro deles nasceram esta semana em Belgrado.

Fonte:G1/AP


Um pouquinho de beleza para admirar, curtam as fofuras à seguir, eles são realmente lindos.




quinta-feira, 14 de abril de 2011

De quem é a responsabilidade no combate ao Bullying ?

 O site de VEJA conversou com a especialista americana Marlene Snyder, diretora de desenvolvimento do programa anti-bullying do Instituto Olweus, piorneiro no estudo e na prevenção dessa prática nos Estados Unidos. A seguir, os trechos da entrevista que merecem destaque.


Podemos dizer que, nesse combate, a escola é mais importante que os pais? Sim. Sustentados pelas nossas pesquisa, sabemos que é muito mais provável que o bullying aconteça dentro das escolas, durante aquele período em que as crianças são confiadas aos cuidados de professores e da direção. Nesse sentido, as escolas têm um poder maior que os pais em identificar e combater essa prática.



O prática de bullying começa em casa? O que acontece é um reflexo. Se a criança é tratada com gritos, tapas ou presencia cenas de violência em casa, ela acredita que esse tipo de comportamento funciona. E, por isso, repete esse comportamento na escola.
Combater o bullying é uma missão impossível? Estou certa de que as crianças querem apenas uma oportunidade para aprender a tratar bem seus colegas. Se é difícil tratar o bullying? Sim, é uma tarefa dura, que exige empenho e comprometimento, mas sou muito otimista. Acredito que se os adultos estiverem dispostos a conversar com as crianças e escutá-las sobre suas preocupações, será fácil criar um ambiente harmonioso. E quanto mais cedo começarmos a conversar, melhor.
Fonte:veja.abril.com.br
-
Ou seja, a prática do bullying começa em casa. As crianças repetem fora de casa, exatamente o que ver e aprende com a família, é aquela velha história de que "a palavra convence e o exemplo arrasta". Ultimamente temos acompanhado por vários meios de comunicação o destaque dado à assuntos referente ao bullying, e a responsabilidade no combate à essa prática parece pairar apenas sobre a escola. O que considero, um absurdo. A família da criança é encarregada pelos primeiros passos educacionais. Se um criança vive em um ambiente violento, certamente crescerá carregada de traumas psicológicos, o qual poderá provocar graves consequências comportamentais. Então, uma boa ideia é associar educação, não somente à escola, e também aos pais e familiares. Ser pai e/ou mãe, não é apenas colocar no mundo e pagar por uma boa educação, é também dar atenção, respeitar e educar.

Homofobia é crime!

Mudança na lei anti-homofobia abre caminhos para aprovação, reconhece presidente da ABGLT
Nesta semana, a senadora Marta Suplicy – atual relatora do PLC 122, que criminaliza a homofobia no Brasil – alterou o texto do projeto para facilitar a sua aprovação. De acordo com a mudança, a lei não se aplicará a templos religiosos, pregações ou quaisquer outros itens ligados a fé, desde que não incitem a violência. Pela lei, continua proibida a discriminação em rádio, TV, jornal e internet.

Para Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), a alteração na lei é uma concessão válida se for para facilitar a aprovação do projeto e finalmente estabelecer um mecanismo que transforme manifestação contra homossexuais em crime.

“Se os padres e pastores quiserem falar de pecado, eles podem, mas o que não deve ser feito é continuar utilizando a religião para condenar os homossexuais como vêm sendo feito, desencadeando uma onda de preconceito e de violência no país”, destacou Toni, ouvido pelo Mix na tarde desta sexta-feira. Reis ainda disparou críticas contra a utilização dos meios de comunicação, de Assembleias Legislativas e do Congresso Nacional para condenar os homossexuais. “Desde 1890 vivemos num Estado laico e os políticos não devem ser influenciados por religiões. Crime é desrespeitar o Estado e a Constituição tentando inserir questões doutrinárias dentro da lei. Enquanto isso acontecer, estaremos sujeitos aos Bolsonaros da vida”, criticou.



Fonte: Felype Falcão / mixbrasil


-


Precisa-se procurar bons caminhos para que um projeto de lei, contra a homofobia seja aprovada. O Lesgislativo recua quando a questão envolve LGBT, medo da massa populacional cristã e/ou preconceituosa. Porém, o homossexualismo é um opção de vida à qual o ser humano tem o livre arbítrio para escolha, aquele que não deseja ser adepto à esse modo de vida deve respeitar a escolha de quem opta por essa sexualidade. Respeito esse que é adquirido através da educação (familiar e escolar) e bom senso. Homofobia é crime sim, pessoas que praticam atos homofóbicos devem ser punidos. 

Descobrindo o passado

Esqueleto masculino encontrado na República Tcheca foi enterrado segundo ritual destinado às mulheres.

Cientistas tchecos escavaram o que acreditam ser o esqueleto de um homem pré-histórico homossexual ou transexual que viveu entre 4.500 e 5.000 anos atrás.
A equipe de pesquisadores da Sociedade Arqueológica Tcheca constatou que os restos - retirados de um sítio arqueológico neolítico em Praga - indicam que o indivíduo, de sexo masculino, foi enterrado segundo ritos normalmente destinados às mulheres.
A arqueóloga Katerina Semradova disse à BBC Brasil que o enterro "atípico" indica que o indivíduo encontrado fazia parte do "terceiro sexo", provavelmente homossexual ou transexual.
"Trabalhamos com duas hipóteses: a de que o indivíduo poderia ter sido um xamã ou alguém do terceiro 'terceiro sexo'. Como o conjunto de objetos encontrados enterrados ao redor do esqueleto não corroboravam a hipótese de que fosse um xamã, é mais provável que a segunda explicação seja a correta", disse Semradova.


Os restos são de um membro da cultura da cerâmica cordada, que viveu no norte da Europa na Idade da Pedra, entre 2.900 a.C e 2.500 a.C.
Neste tipo de cultura, os homens normalmente são enterrados sobre o seu lado direito, com a cabeça virada para o oeste, juntamente com ferramentas, armas, comida e bebidas.
As mulheres, normalmente sobre o seu lado esquerdo, viradas para o leste e rodeada de jóias e objetos de uso doméstico.
O esqueleto foi enterrado sobre o seu lado esquerdo, com a cabeça apontando para o oeste e cercado de objetos de uso doméstico, como vasos.
"A partir de conhecimentos históricos e etnológicos, sabemos que os povos neste período levavam muito a sério os rituais funerários, portanto é improvável que esta posição fosse um erro", disse a coordenadora da pesquisa, Kamila Remisova Vesinova. "É mais provável que ele tenha tido uma orientação sexual diferente, provavelmente homossexual ou transexual."

Fonte: G1.com

quarta-feira, 13 de abril de 2011

E só se fala disso...

Agora, só se fala da chacina do Rio de Janeiro, do "monstro Wellington", das "crianças inocentes" que se foram e dos "policiais heróis". Um abuso. O caso foi realmente chocante, mas ninguém tem o direito de julgar o assassino condenando sua alma ao "inferno". Coitada das famílias e amigos das crianças feridas e assassinadas, mas Deus não é injusto, cada um com sua história de vidas (no plural mesmo!). Sim, os policiais salvaram a vida de muita gente, porém, devemos lembrar que não fizeram mais que a obrigação deles, então CHEGA DE BABAÇÃO.
Passou, deve-se também dar chance à outras notícias importantes. O Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo não pararam.
Tanta coisa que deveria ser ainda mais discutida, como: a legalização ou não das drogas, desarmamento, educação,  meio ambiente, ficha limpa, absurdos politicos, etc, etc, etc...

Plesbicito sobre o desarmamento

Senado quer plebiscito sobre armas em outubro

 

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), apresentou ontem um projeto de decreto legislativo para realização de um plebiscito sobre a venda de armas no país. A proposta prevê que a consulta à população ocorra no dia 2 de outubro, o primeiro domingo do mês.

Em 2005, em um referendo similar, 64% dos brasileiros decidiram manter na legalidade a venda de armas no país. Segundo o presidente do Senado, no plebiscito deve ser feita a seguinte questão: “O comércio de arma de fogo deve ser proibido no Brasil?”.

A iniciativa dos parlamentares foi tomada  cinco dias depois do massacre na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, que deixou 12 adolescentes mortos.

Ontem, Sarney se reuniu com os líderes das bancadas no Senado para propor a tramitação do projeto em regime de urgência,  o que deve acelerar a apreciação do texto em plenário. A proposta ainda terá de passar pela Câmara para que o plebiscito ocorra. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), declarou ontem ser contra a proposta e lembrou que ela foi já derrotada, em 2005.

Sarney diz que só após a a consulta popular, o Senado poderá fazer mudanças no Estatuto do Desarmamento. “O problema é que houve um referendo em 2005. Agora, só um plebiscito pode alterar esse quadro prejudicial”, disse Sarney.

Para o líder do DEM, Demóstenes Torres, a realização do plebiscito é um erro e não irá resolver o problema da violência.  “A questão não é tirar a arma do homem de bem, mas impedir que ela chegue às mãos do marginal. É nisso que o governo deve se empenhar”, disse o parlamentar

Fonte: eband


Minha opinião: não proibir o armamento e oferecer, testes psicologicos e treinamentos técnicos sobre o manuseio de arma à quem compra arma(s).

Hipocrisia, pura hipocrisia.

Servidor é demitido por atuação em filme pornô

O governo do Paraná demitiu o ex-ator de filme erótico Valter Pagliosa, que havia sido nomeado chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O caso veio à tona nesta segunda-feira (11), quando o senador Roberto Requião (PMDB), desafeto do governador Beto Richa (PSDB), criticou a indicação de um "ator pornô" para o cargo. Pelo Twitter, afirmou ainda que possui uma cópia do filme em que Pagliosa atuou, chamado "A Outra Metade". Gravada em 2006, a película contou com elenco de atores amadores da cidade de Cascavel e já vendeu 14 mil cópias. O governo estadual declarou que a nomeação gerou uma "situação de desconforto" e argumentou que o fato foi omitido do currículo do ex-ator. Como chefe regional do IAP, órgão responsável por fiscalização e licenciamento ambiental, Pagliosa comandaria ações em 18 cidades do Paraná. Informações da Folha de S. Paulo.Fonte do rss





-

Algumas pessoas relataram que esse cidadão deveria dar exemplo, já que assumiria um cargo importante. Sendo assim eu me pergunto: e os políticos corrupto? Eles deveriam ser exonerados" também, a igualdade deve prevalecer.


sábado, 2 de abril de 2011

Mutirão no interior

SESP realiza mutirão para reposição de lâmpadas no interior

Na manhã desta sexta-feira (01), o secretário de Serviços Públicos de Juazeiro, Aurélio Cavalcante, visitou Carnaíba do Sertão para acompanhar de perto os trabalhos de reposição de lâmpadas e substituição de equipamentos de iluminação pública no distrito. A ação faz parte do projeto Jogue Limpo com Juazeiro e foi desenvolvida pelas equipes da Gerência de Limpeza e Iluminação. A vereadora Suzana Ramos também vistoriou os trabalhos da SESP.

De acordo com Aurélio Cavalcante, foram substituídas mais de 120 lâmpadas na localidade. “Foi feito um levantamento na área e verificamos que mais de 100 lâmpadas estavam apagadas ou quebradas e seguindo o objetivo do programa Jogue Limpo com Juazeiro de ordenar a cidade, foi realizado o mutirão de reposição de lâmpadas na manhã de hoje (01/04)”, disse Cavalcante acrescentando que ações de vândalos estão prejudicando a iluminação pública em Carnaíba do Sertão.

“Durante nossa visita nesta manhã verificamos situações em que não apenas lâmpadas estão quebradas por ações de vândalos mais também equipamentos como braços de iluminação. Solicitamos que a população colabore com o município, denunciando a ação dessas pessoas, e também na preservação dos equipamentos públicos”, completou o secretário.

O projeto Jogue Limpo com Juazeiro tem o objetivo de manter a cidade ordenada através de medidas globais que atendam a serviços gerais do município como trânsito, uso do solo público, poluição sonora, limpeza, manutenção da iluminação, fiscalização de postura, adequação de vias entre outros aspectos.

Fonte:Por Michele Gomes/Sesp

Resultado da Prova de Seleção do PETI


Resultado da Prova de Seleção do PETI sairá nesta segunda-feira (4)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), informa que o resultado da Prova do Processo Seletivo para contratação de 21 agentes sociais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) será divulgado na próxima segunda-feira (4).

O atraso na divulgação deveu-se ao grande número de inscritos no Processo Seletivo. A Seiasc informa ainda que juntamente com o resultado será informada a data das entrevistas com os selecionados. 

Fonte: Por Luiz Hélio/SEIASC